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Quem Somos

A Associação Nacional das Administradoras de Benefícios - ANAB, foi criada em 2010, com o objetivo de representar as Administradoras de Benefícios perante a imprensa e a públicos institucionais (ANS, órgãos de defesa e proteção ao consumidor, entidades representativas do setor de saúde suplementar e poder público). Até o momento, ela congrega 31 (trinta e uma) importantes Administradoras de Benefícios que possuem atuação nacional e estão devidamente registradas na ANS que, com apenas 08 (oito) anos de regulamentação, já representam mais de 05 (cinco) milhões de beneficiários de planos coletivos.

Missão

Contribuir com o crescimento sustentável das Administradoras de Benefícios por meio do incentivo a ética, a imparcialidade, a concorrência leal e as boas práticas de gestão empresarial a fim de alcançar a credibilidade e viabilizar o acesso à saúde a um número cada vez maior de brasileiros.

Compromisso com as Associadas

  1. Acompanhar as discussões relevantes à modalidade organizacional no órgão regulador, na imprensa, nas entidades representativas e em outros fóruns de interesse;
  2. Representar as Administradoras de Benefícios em debates que contribuem para o fortalecimento dessas empresas no setor de saúde suplementar;
  3. Promover a interação permanente com as associadas, mantendo-as informadas sobre assuntos relevantes;
  4. Desenvolver, planejar e apoiar propostas de melhorias do negócio das Administradoras de Benefícios;
  5. Discutir e buscar o consenso e a padronização dos entendimentos referentes à regulamentação de saúde suplementar.

Perguntas e respostas

O que é a ANAB?

A ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios é uma entidade representativa das Administradoras de Benefícios, empresas reguladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Por que a ANAB foi criada?

A Associação foi criada para representar as Administradoras de Benefícios junto a ANS, a imprensa, aos órgãos de defesa do consumidor, entidades representativas e demais agentes da saúde suplementar.

Sua proposta é inserir as Administradoras de Benefícios nos debates relativos a Política Nacional de Saúde com o objetivo de contribuir para a discussão acerca da melhoria do acesso à saúde da população brasileira contratante de planos de saúde coletivos.

A quem a ANAB responde?

A ANAB é uma instituição sem fins lucrativos e responde diretamente às suas Associadas.

Quais são as empresas associadas à ANAB?

Atualmente, existem 139 (cento e trinta e nove) Administradoras de Benefícios registradas na ANS. Até o momento, 31 (trinta e uma) destas empresas estão associadas à ANAB. São elas: Qualicorp, Grupo AllCare (2 administradoras do Grupo), Você Clube, Divicom, Best Life, Elo, Sabet, GSI, Qualivida, Gestão Saúde, Clube de Saúde, Life Class, Lancers, Vital, Corpore, Contém, Pentágono, Nunes & Grossi, Health Club, Admix, Compar, Independência, Bem Benefícios, Inova, Ouro Brasil, Uniconsult, Bem Estar, Benefit, Alter e Saluplan. O ingresso de novas empresas vem sendo ampliado gradativamente em virtude do aumento da representatividade da Associação.

Onde essas empresas atuam?

As Administradoras de Benefícios associadas à ANAB atuam em todo o território nacional.

Quem pode se associar à ANAB? Como se associar?

Toda Administradora de Benefícios pode se associar à ANAB, desde que possua registro na ANS. Empresas interessadas em se associar podem entrar em contato por meio dos telefones (11) 3262-2233, (11) 3253-2700 ou pelo e-mail:contato@anab.com.br.

Os documentos necessários para se associar são: solicitação de filiação, conforme modelo disponibilizado pela ANAB; cópia do contrato/estatuto social atualizado; cópia dos documentos pessoais dos administradores e declaração informando o valor do faturamento bruto anual, do exercício anterior, para fins de cálculo da contribuição associativa.