logo

ANAB prestigia Seminário Sustentabilidade da Saúde pela Inovação

Em 6 de novembro de 2018, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada por sua Advogada, Fernanda Oliveira Occhiuzzo, prestigiou o Seminário Sustentabilidade da Saúde pela Inovação, realizado pelo Dasa e pelo Valor Econômico, em São Paulo.

O evento contou com a participação de entidades representativas do setor e profissionais da saúde suplementar, para debater a criação de um modelo sustentável e eficiente, onde a prevenção é mais importante que a doença, evitando assim o desperdício de procedimentos e possibilitando o maior acesso à saúde e melhor remuneração aos prestadores de serviços, bem como sobre a transformação digital e o uso da inteligência artificial para a melhoria da eficiência e personalização do atendimento através do uso de novas tecnologias.

O Sr. Pedro de Godoy Bueno, CEO da Dasa, fez a abertura do evento, encorajando o setor a mudanças eficientes, implementando melhorias na saúde com o uso da tecnologia e inovação.

Após, Maureen Lewis, CEO da Aceso Global, fez uma breve apresentação sobre o tema, ressaltando que os sistemas de saúde estão fragmentados e enfrentando desafios em qualidade, eficiência e resultados. Uma inovação seria o Value-based care (cuidado baseado em valor), com a interseção entre o custo e a qualidade. Maureen falou sobre a experiência dos EUA com o Value-based care, onde ajudou a diminuir custos desnecessários e melhorou a qualidade da prestação de serviços à saúde. Defendeu, ainda, a integração de dados da saúde do paciente.

Em seguida, o 1º Painel tratou sobre “A nova mentalidade da saúde”, na qual os debatedores Carlos Alfredo Lobo (Diretor da Associação Médica Brasileira); Wilson Pollara (Ex-Secretário de Saúde de São Paulo); Fernando Torelly (Conselheiro na ANAHP), Solange Beatriz Palheiro Mendes (Presidente da Fenasaúde); e Claudia Cohn (Presidente do Conselho da ABRAMED) defenderam que o foco tem que ser a atenção primária em saúde ao invés da valoração da doença. Esta nova fase da saúde no País foi provocada pelo enorme desafio da insustentabilidade do setor. Defenderam também um sistema informatizado único com todos os dados clínicos do paciente.

Posteriormente, o 2º painel foi composto por Guilherme Machado Rabello (Head de Inovação do InovaIncor); Romeu Côrtes (Presidente do Conselho da Dasa); Gonzalo Vencina (Ex-Presidente da ANVISA); Patricia Ellen (Presidente da Optum) e Roberto Botelho (Presidente da ITMS do Brasil), que debateram sobre “A Tecnologia como motor de transformação”. Todos ressaltaram que a tecnologia deve ser usada de forma mais efetiva na saúde, servindo para aumentar a eficiência do uso de recursos, bem como na prevenção de doenças. Destacaram também como incentivo ao melhor uso da tecnologia, a inteligência artificial e da telemedicina, para uma saúde acessível a todos de onde estiverem, juntamente com o prontuário eletrônico.

A ANAB, como entidade representativa das Administradoras de Benefícios, continuará presente em todos os debates que envolvem assuntos de interesse do setor, contribuindo para o fortalecimento destas no mercado de saúde suplementar.